Após discursar em evento que confirmou candidatura de Wilder ao governo, deputado agenda reunião com Valdemar para discutir espaço na chapa
21 de fevereiro de 2026 às 13:19
·
Política
O deputado federal Zacharias Calil (UB) condicionou eventual filiação ao PL à garantia de que será o candidato ao Senado em 2026. A definição deve ser discutida na próxima semana, em reunião com o presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, em Brasília.
Zacharias compareceu ao encontro que confirmou a pré-candidatura do senador Wilder Morais (PL) ao Palácio das Esmeraldas e chegou a discursar para a militância. Disse que já se sentia “em casa”, mas evitou anunciar ingresso formal na legenda.
Ao Blog do DK, Zacharias Calil afirmou que não fechou questão sobre a filiação e aguarda conversa direta com Valdemar. Quer garantias tanto do presidente nacional quanto de Wilder de que será o candidato do partido em uma das vagas ao Senado. Sem esse compromisso, não migra. Ele também recebeu convite do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) para disputar a eleição pelo ninho tucano.
Dentro do PL, uma das vagas é reivindicada pelo deputado federal Gustavo Gayer. Com a nova configuração, sem aliança com Caiado, o desenho pode ser reavaliado. Aliados do parlamentar admitem que Gayer pode recuar da disputa ao Senado e optar pela reeleição à Câmara dos Deputados.
O evento marcou a consolidação da candidatura própria do PL ao governo e frustrou a expectativa da ala que defendia composição com o governador Ronaldo Caiado (UB). A presença de Valdemar Costa Neto deu peso ao ato. De quebra, apresentou a filha do ex-prefeito de Goiânia e ex-governador de Goiás, Iris Rezende, a advogada Ana Paula Rezende, como vice na chapa ao lado de Wilder, o que reforçou o projeto liberal e embaralhou de vez o tabuleiro do governo estadual.
Domingos Ketelbey
É repórter, colunista e apresentador. Conecta os bastidores do poder, cultura e cotidiano na cobertura jornalística
Continue a leitura









