Mercado se aquece para a MotoGP em Goiânia (Foto: Cristiano Borges)

Mercado se aquece para a MotoGP em Goiânia (Foto: Cristiano Borges)

Mercado se aquece para a MotoGP em Goiânia (Foto: Cristiano Borges)

Mercado se aquece para a MotoGP em Goiânia (Foto: Cristiano Borges)

MotoGP em Goiânia vira laboratório econômico para pequenos negócios antes mesmo da largada

MotoGP em Goiânia vira laboratório econômico para pequenos negócios antes mesmo da largada

Sebrae prepara pequenos negócios para receber o público e aproveitar o impacto econômico do evento

29 de janeiro de 2026 às 16:04

·

Economia

Antes mesmo de os motores rugirem no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em março de 2026, o MotoGP já começa a movimentar Goiânia por outro caminho. Não é na pista, mas nos balcões, cozinhas, recepções, vitrines e caixas registradoras dos pequenos negócios da capital, cenário que motivou o Sebrae Goiás a lançar o Programa Acelera para preparar os empreendedores locais para a demanda do evento.

A etapa brasileira do principal campeonato mundial de motovelocidade vai colocar Goiânia no circuito internacional do turismo esportivo entre os dias 20 e 22 de março, com expectativa de receber cerca de 150 mil visitantes. O número, por si só, já impressiona. O que chama ainda mais atenção é o impacto econômico estimado em R$ 868 milhões espalhados por setores como hotelaria, gastronomia, comércio, transporte, artesanato, moda e serviços turísticos.

Diante desse cenário, o Sebrae Goiás decidiu não esperar a bandeira verde. Nesta segunda-feira, 26, lançou oficialmente o Programa Acelera, um pacote de capacitações e consultorias voltado especialmente aos micro e pequenos empreendedores goianienses que estarão na linha de frente do atendimento a esse público qualificado, formado por turistas nacionais e estrangeiros.

A lógica é simples e estratégica. Se o evento é internacional, o atendimento também precisa ser. Uma das ações mais simbólicas do programa é a criação do ‘Cardápio Digital Trilíngue’ e em três moedas, direcionado a estabelecimentos de alimentação fora do lar como bares, restaurantes, pit dogs, cafés e hotéis. As vagas são limitadas às 100 primeiras empresas que se cadastrarem. Parte dos cursos é totalmente subsidiada. Outros têm até 70% de desconto.

Mas o Acelera não para na tradução do cardápio. O chamado ‘Cardápio de Consultorias de Gestão’ oferece apoio em temas que vão de controle financeiro e formação de preço à experiência do cliente, posicionamento de mercado, marketing, sustentabilidade, vitrine, ambientação e produtividade. O objetivo é preparar o empreendedor para muito além do fim de semana do evento.

O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, avalia que a iniciativa extrapola os limites da capital. “Contamos com parceiros institucionais importantes, como o governo do Estado, para que a gente possa construir uma pauta estratégica de fomento ao desenvolvimento econômico de todos os setores importantes da nossa economia que certamente serão beneficiados com todas as ações e iniciativas que este grande evento vai proporcionar”, afirma.

Segundo ele, o trabalho vem sendo desenhado desde o ano passado, justamente pela dimensão do MotoGP. “Como temos trabalhado a internacionalização dos produtos e serviços, um evento como esse oportuniza não só os restaurantes, mas impacta na hotelaria, no artesanato goiano e em diversos segmentos que atenderão demandas desse público. Como uma missão, estamos oferecendo a oportunidade de melhorias e benefícios para muitos empreendedores”, pontua.

O diretor técnico do Sebrae, Marcelo Lessa Bezerra, coloca o programa dentro de um contexto maior. “Já conversamos sobre o Tratado do Mercosul, por isso o trabalho firme na internacionalização e o MotoGP talvez seja o maior evento que o Sebrae Goiás deve participar neste ano. Será um ensaio para que possamos melhorar nosso mercado, nossa economia”, diz. Ele adianta ainda que o Sebrae deve montar um espaço próprio dentro do evento para expor produtos do Programa Goiás Original e as rotas turísticas criadas com apoio da instituição.

Image
Image

Domingos Ketelbey

É repórter, colunista e apresentador. Conecta os bastidores do poder, cultura e cotidiano na cobertura jornalística

Continue a leitura

NovaMed