Evento em Goiânia apresenta pesquisa nacional que revela otimismo cauteloso do setor produtivo diante do ano eleitoral
3 de fevereiro de 2026 às 09:52
·
Política
O empresariado brasileiro inicia 2026 com expectativa majoritária de crescimento, mas com atenção redobrada ao ambiente institucional. É o que mostra a Pesquisa Plano de Voo 2026, levantamento nacional da Amcham Brasil que será apresentado na edição goiana do evento, na sexta-feira, 6 de fevereiro, na sede da Fecomércio-GO, em Goiânia.
O estudo ouviu lideranças empresariais de diferentes setores e revela um padrão claro. Há confiança na capacidade de expansão dos negócios, mas a condição para isso passa por estabilidade política, previsibilidade regulatória e responsabilidade fiscal, pontos vistos como decisivos em um ano eleitoral.
Entre os principais achados do levantamento, o equilíbrio das contas públicas aparece como a prioridade esperada do próximo governo. Na sequência, surge a atenção à relação entre Brasil e Estados Unidos como eixo estratégico da agenda externa. O crescimento projetado pelas empresas está associado a ganhos de eficiência, ampliação do mercado interno e investimentos em transformação digital e inteligência artificial.
A pesquisa também evidencia que decisões de médio e longo prazo tendem a ser mais conservadoras diante de incertezas políticas. A palavra previsibilidade aparece como elemento central para a definição de investimentos, contratações e expansão de operações.
Esses dados serão o eixo do Plano de Voo 2026 | Edição Goiás, realizado pela Amcham em parceria com a Fecomércio-GO, das 8h às 12h, reunindo executivos, gestores e especialistas para discutir o panorama econômico, político e institucional que deve impactar o ambiente de negócios ao longo do ano.
Domingos Ketelbey
É repórter, colunista e apresentador. Conecta os bastidores do poder, cultura e cotidiano na cobertura jornalística
Continue a leitura








