Foto: Prefeitura de Trindade

Marden Jr em participação no podcast Domingos Conversa (Foto: Leandro Carvalho/ Divulgação)

Foto: Prefeitura de Trindade

Marden Jr em participação no podcast Domingos Conversa (Foto: Leandro Carvalho/ Divulgação)

Foto: Prefeitura de Trindade

Marden Jr em participação no podcast Domingos Conversa (Foto: Leandro Carvalho/ Divulgação)

Foto: Prefeitura de Trindade

Marden Jr em participação no podcast Domingos Conversa (Foto: Leandro Carvalho/ Divulgação)

Domingos Conversa #6: PREF. MARDEN JR: A CAPITAL DA FÉ E A ALIANÇA COM CAIADO EM 2026

Em entrevista exclusiva, Marden Jr falou sobre fé, disse que o Brasil merecia conhecer o "modelo de gestão Caiado" e defendeu vice municipalista para Daniel Vilela

3 de novembro de 2025 às 15:03

·

Podcast

Escute no Apple Podcasts:

Podcast

Veja e escute no Spotify:

Podcast

Veja e escute no YouTube:

Podcast

O prefeito de Trindade, Marden Júnior (União Brasil), novo entrevistado do podcast Domingo Conversa, falou sobre o futuro político de Goiás e o que espera das eleições de 2026. Reeleito em 2024 com votação recorde, Marden defendeu a continuidade do projeto político que, segundo ele, “transformou o Estado” e indicou Daniel Vilela (MDB) como o nome mais preparado para dar sequência ao grupo.

“Goiás precisa da continuidade do modelo de gestão do Caiado. Trindade experimentou a continuidade do modelo de gestão e deu certo. Aparecida, experimentou a continuidade do modelo de gestão, Maguito, Gustavo, deu certo. Um cara [Daniel] que teve três grandes professores [referindo-se a Caiado, Iris e Maguito] tem como dar errado? Não tem como dar errado”, salientou ao jornalista e apresentador do programa, Domingos Ketelbey.

Marden também falou sobre o peso de governar uma das cidades que mais crescem na Região Metropolitana de Goiânia. “A juventude tem força, coragem e vontade. Mas sem sabedoria e direção, a força não guarda ninguém”, afirmou. Aos 35 anos, ele acumula duas vitórias nas urnas e uma gestão marcada por obras de infraestrutura e pelo avanço na educação municipal.

Durante o programa, o prefeito destacou que a reeleição expressiva foi resultado do trabalho durante a pandemia e da proximidade com a população. “A gente enfrentou momentos difíceis, mas não deixou de investir. Fizemos 400 quilômetros de rede de esgoto e ampliamos o número de vagas nas escolas. Hoje Trindade é uma das poucas cidades com saneamento praticamente universalizado”, pontuou.

Aliado de primeira hora do governador, Marden elogiou o estilo de gestão de Caiado e a atuação da primeira-dama Gracinha Caiado, que classificou como “símbolo de municipalismo e cuidado social”. “Mesmo na ausência física, a presença dela é sentida. As políticas sociais do governo só funcionam porque as prefeituras estão na ponta”, afirmou.

Ao ser questionado sobre 2026, o prefeito evitou falar em candidatura própria, mas deixou o campo aberto: “Todo grupo político precisa de unidade. Se o cavalo passar riado, temos que estar prontos para montar. Mas meu foco, hoje, é concluir o mandato e entregar legado.”

Marden também reforçou apoio ao projeto nacional do governador. “O Brasil precisava experimentar alguém com a autoridade e a credibilidade de Ronaldo Caiado. Ele tem o testemunho que o país precisa: segurança, educação e gestão pública eficiente. Goiás virou uma ilha de equilíbrio diante do caos nacional.” Para ele, a candidatura presidencial do líder do União Brasil dependerá da “cooperação das forças políticas do grupo” e da consolidação da federação partidária com o PP. “Temos que torcer e trabalhar para que essa viabilização aconteça”, disse.

Devoto do Divino Pai Eterno, o prefeito encerrou a conversa falando sobre a fé que move a cidade e a necessidade de transformar eventos religiosos em ações permanentes. “A Romaria é o coração da nossa cidade. Mas o que importa é o que fica depois dela: as obras, a mobilidade, a união entre governo, prefeitura e igreja. Esse é o verdadeiro legado.”

O episódio completo de Domingos Conversa com Marden Júnior está disponível na TV Capital, Spotify, YouTube, Apple Podcasts, Amazon Music e Deezer.

A seguir, você pode ler a transcrição completa da entrevista:

Introdução: Trindade e Seus Desafios

Domingos Ketelbey: Olá, eu sou Domingos Ketelbey e você está assistindo ao Domingos Conversa. Podcast já disponível nos principais tocadores de streaming e aqui na TV Capital. Neste episódio, temos o prefeito Marden Jr, reeleito nas eleições de 2024 com uma votação expressiva, para discutir a gestão de Trindade, a Capital da Fé, e os desafios políticos de uma das maiores cidades da região metropolitana de Goiás. Marden Jr, obrigado por estar aqui.

A Juventude, a Sabedoria e o Desafio Político

Domingos Ketelbey: Trindade, a Capital da Fé se firmou como uma cidade que mais se desenvolve no estado de Goiás. Para falar sobre a gestão, os desafios à frente de uma das maiores cidades da região metropolitana, eu falo agora com o prefeito Marden Jr. Reeleito nas eleições de 2024 e um dos principais aliados do governador Ronaldo Caiado na gestão da região metropolitana e do estado de Goiás. Muito obrigado prefeito, seja bem-vindo a esse bate-papo, seja bem-vindo ao Domingos Conversa.

Marden Jr: Domingos, eu que agradeço aqui, agradeço a todos que nos acompanham, um prazer enorme poder estar aqui ao seu lado. Você tem feito um trabalho brilhante à frente da imprensa, de um modo geral, um grande profissional. Então um prazer poder estar aqui, não poderia não vir, não aceitar esse convite, porque eu sei da sua competência e do seu modo de fazer a política acontecer através da comunicação. Isso é muito importante, é um elo de ligação nosso com a comunidade que nos ouve, que nos assiste e que o nosso papel, um deles é estar à disposição do nosso povo, ouvindo eles através, inclusive também, dos meios de comunicação. Então um prazer enorme estar aqui, Domingos Conversa, estamos aqui à disposição.

Domingos Ketelbey: É uma honra, especialmente, estar recebendo isso nessa nova etapa é o primeiro prefeito que eu tenho a honra de entrevistar. Um prefeito jovem, né? O senhor foi reeleito, hoje me perdoe se eu estiver errado. 35 anos. 35 anos, mas novo que eu.

Domingos Ketelbey: É um desafio? As pessoas, às vezes, clamam por renovação da política. Mas aí quando elegem, parece que vem sempre a pecha, assim...

Marden Jr: É novo, será que dá conta? Será que dá conta do recado?

Domingos Ketelbey: Ainda mais de uma cidade que teve gestões exitosas, esse prefeito antigão da rua, enfim...

Domingos Ketelbey: Que te apoia hoje. É um desafio estar na política e ser um dos prefeitos mais jovens dessa região metropolitana de uma cidade importante como Trindade.

Marden Jr: Olha, Domingos, sem dúvida nenhuma a juventude vem carregada de algumas responsabilidades a mais do que se a gente for pegar as pessoas com mais experiência. Porque além de ser, a gente tem que estar de fato preparado. A juventude, por si só, eu sempre falo que ela tem força, ela tem vontade, coragem. A juventude nos dá isso, entrega isso para a comunidade jovem. O jovem é todo determinado, focado, né? Ele é corajoso.

Marden Jr: Só que isso, essas valências, se não tiver a sabedoria, eu sou uma pessoa fiel na capital da fé, se não tiver a sabedoria divina e a experiência das pessoas já vividas ao nosso lado, que nos dá direção, então a força sem direção nos leva a não guardar ninguém. Mas a força, a determinação aliada, a direção da sabedoria das pessoas mais experientes, com certeza nos leva para o sucesso. Então, a juventude ela nos faz ter que estar preparado. Então, as nossas experiências, eu cheguei no executivo municipal depois de passar no legislativo municipal, depois fui convidado, com pouco tempo de câmara, fui convidado pelo ex-prefeito Jânio para assumir a Secretaria de Planejamento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária do Município, atuei dois anos e meio na Secretaria e fui candidato a prefeito na primeira vez. Então, isso, mesmo com um pouco tempo, me deu a experiência do legislativo, a experiência do executivo lá na Secretaria, lá na ponta, na execução das políticas públicas, no caso das escrituras, de entrega de casas, de lotes. E hoje, está aqui no segundo mandato, a primeira eleição, foi eleito com 21 mil votos, aproximadamente, e nessa eleição com quase 40 mil votos, então teve uma projeção muito significativa, graças a um trabalho e reconhecimento de que a juventude nos projeta para o futuro, mas o que nos dá base para a projeção para o futuro é a experiência de pessoas mais vividas.

A Votação Expressiva e as Eleições de 2024

Domingos Ketelbey: Me lembro de uma eleição muito dura em Trindade, pesquisas mostrando ali, empate técnico, com o ex-prefeito, o deputado estadual Dr. George, e ali quando abre as urnas, sua votação, como você bem mencionou, você viu a votação dobrar de uma eleição para outra. O que que se atribui a isso?

Marden Jr: Olha, com certeza, o trabalho que foi feito durante todo esse tempo, apesar de ter enfrentado a pandemia, do primeiro mandato, a gente entrou e a pandemia se agravou naquela segunda onda, então a gente perdeu muito o tempo das políticas públicas feitas, em outras áreas, então monopolizou praticamente na questão da saúde, mas nós enfrentamos, fomos abrir leitos, cuidamos das pessoas, e essa foi uma escolha. Também tive uma política pública que é importantíssima, que às vezes os prefeitos têm receio de executar, mas hoje, no primeiro mandato ainda, logo depois da pandemia, nós em parceria com o Saneago, por exemplo, colocamos quase 400 quilômetros de rede de esgoto na cidade, ou seja, abrimos valas na cidade inteira, isso traz transtorno, é poeira, é barro, quebra o asfalto, mas isso é uma cidade hoje, por exemplo, que está, tanto com água tratada, e com coleta de esgoto universalizada, uma das poucas do estado de Goiás, isso é uma ferramenta de sucesso, mas é do investimento, tá lá no chão, ninguém vê, mas é importante, alguém que tinha que fazer, e nós nos proposemos a fazer, isso trouxe alguns desgastes, principalmente com relação à nossa infraestrutura, mas a gente conseguiu dar a volta por cima, conseguiu continuar evoluindo, continuar investindo na cidade, a proximidade nossa com as pessoas também, sempre foi meu estilo, a gente estava mais próximo das pessoas, eu não vim de família nem política, nem de família rica, a riqueza nossa, minha mãe nos passou, foi a educação de fato, então nós surgimos na política dentro de um contexto muito diferente do que geralmente acontece, e você se firmar é preciso de pessoas que abram as portas, então eu devo essa progressão que nós tivemos na cidade, algo que me trouxe até aqui, foram, Deus abriu as portas, o prefeito Jânio ali abriu a porta no executivo, para que pudesse ter experiência também, e ali em diante a gente conseguia executar o trabalho, o que me ajudou muito, a parceria com o governo do estado, o que fez a gestão ser eficiente, a parceria também com o governo do estado, isso foi muito importante, logo no meio do mandato, nosso grupo disputou a eleição de deputado, lançamos um candidato deputado estadual, deputado Cristiano Galindo, foi eleito, a gente que poucas pessoas apostavam, a gente apostou, teve fé, teve perseverança, tivemos isso naquele momento ali, isso me deu também a oportunidade de ter as suas emendas ali investidas na cidade, tudo isso contribuiu muito, para que a gente pudesse ter o êxito nas eleições, na reeleição e a responsabilidade já dobra, os votos dobraram, a responsabilidade também, no mesmo ponto, dobra, porque as pessoas esperam a continuidade de um trabalho, mas não no continuismo, mas numa progressão de governo, onde um governo tem que ser melhor do que o outro, e eu dizia pro Jânio, falou, Jânio, o jeito de demonstrar gratidão para o senhor, fazer uma gestão ainda melhor, acho que quem vier depois também, nossa sucessão minha, tem que ter a responsabilidade de fazer ainda melhor, de cumprir outras metas, de pular o degrau, e assim tem que ser sucessivamente.

A Campanha de Rua e a Proximidade com as Pessoas

Domingos Ketelbey: Gostou do jogo de campanha, do jogo eleitoral, ou gostou de participar, de pedir voto?

Marden Jr: Ah, sem dúvida nenhuma, é prazeroso, eu que tenho a, minha característica é fazer campanha de rua, então teve setores que eu andei 2, 3 vezes durante a campanha, eu gosto da rua, mas eu vivo a rua também, seja lá no palmário, jogando futebol, lá no campo de terra com os meninos ali, seja na feira de domingo, que nós temos uma maior feira do centro-recha, entre em tarde, seja lá na feira, seja na igreja, eu vivo na cidade, moro na cidade, então estou na academia, estou na cidade, eu estou numa pizzaria comendo uma pizza toda na cidade, então eu vivo a cidade, de forma muito intensa, em todos os aspectos, isso me trouxe essa proximidade, então faz com que eu não fui em nenhum lugar que as pessoas falassem, você sumiu, graças a Deus, eu falava um meio propósito, eu chegar no lugar, a pessoa falasse, pelo menos você não sumiu, se os seus tinham essa visão, olha, não, você esteve aqui, e eu tive a oportunidade de estar pela cidade, apesar da quantidade de setores que nós temos, de habitantes que nós temos, mas a minha missão é essa, me entreguei e me entregue de corpo e alma, em 2026 chegando, tem algum projeto eleitoral para a cidade ou pretende cumprir o mandato de prefeito até o final em 2028?

Projetos Eleitorais e o Futuro Político

Domingos Ketelbey: Tem algum projeto eleitoral para a cidade ou pretende cumprir o mandato de prefeito até o final em 2028?

Marden Jr: Domingos, eu acredito muito, todo grupo político, todo ser político, ele, as decisões têm que ser de forma coletiva, hoje para a deputada estadual nós temos a precandidatura, a reeleição deputada Cristiano Galindo, sendo pavimentada nesse sentido, e da minha parte eu sempre falo que eu sou ferramenta de um grupo, se o grupo me escalar para algo, eu quero estar pronto, se o cavalo passar riada, a gente tem que estar pronto para montar, então se a gente dura é quando ele passa, será que eu estou pronto, será que eu não estou, então eu sempre me condicionei a isso, mas pessoalmente, particularmente, eu não tenho nenhum projeto para 2026, acredito muito que é momento de a gente ter um cuidado, um zelo com o futuro do estado de Goiás, e isso passa pelas mãos dos prefeitos, passa pelas mãos dos vereadores, dos grupos políticos, que entendem nesse momento que o desejo da continuidade de um modelo de gestão, ele é importante e é viável para o estado de Goiás, então acredito muito que diante disso posso continuar contribuindo ali também como prefeito da cidade para que isso possa acontecer, e esse segundo mandato é a oportunidade que nós temos para entregar legado, as grandes obras.

Legado Através dos Eventos: A Romaria

Marden Jr: Uma romaria que vem, que acontece, meu questionamento sempre em eventos, é o que o evento vem e acontece e quando ele termina o que fica, qual é o legado que uma romaria deixa para a cidade, além do legado econômico, qual é o legado que ela entrega, qual o benefício que fica para aquela comunidade, mas

Domingos Ketelbey: A romaria sempre existiu, como é que você pode usar ela para o seu legado, como você estava falando, o

Marden Jr: Legado entrega para a cidade, da minha parte eu sempre falo isso e esse ano a gente conseguiu fazer isso de forma muito especial, a gente conseguiu um abordou muito grande, primeiro deles, realizar uma romaria em conjunto, de mãos dadas, governo do estado, prefeitura de Trindade e igreja, primeiro legado, de mãos dadas, a gente não teve conflitos, a gente não teve diferenças, coisas que a gente via e isso no passado, exatamente, então primeiro legado, a união, para que a gente pudesse executar a melhor romaria de todos os tempos, a mais organizada, que tivesse um maior significado, isso nos trouxe para uma realidade muito importante, segundo ponto, obras que ficaram, um viaduto que ficou, que foi acelerado ali para ser entregue antes da romaria, porque era importante uma obra de mobilidade para a cidade, mas indiscutivelmente na romaria mais importante ainda, devido a grande fluxo de pessoas que estão passando, nós fizemos umas falsas que liga, a GO 060, a Nova Basílica, a Nova Construção e a Urbana da Cidade também, a Nova Basílica, a romaria nos traz para esse cenário e nos coloca isso como prioridade, então são coisas que ficam, hoje virou praticamente uma via viária, um fluxo grande que ficou para a comunidade usar, então tudo isso, são dois exemplos de algumas coisas que a gente conseguiu executar esse ano, de legados que ficam, a união, as mãos dadas para executar algo, as obras importantes, isso com certeza é um legado que todos os eventos que acontecem na cidade, a pergunta que eu faço para nossa comissão de execução é, e o que vai ficar?

Marden Jr: Vai acontecer a Pecuária daqui em abril do ano que vem e o que vai ficar da Pecuária em nosso município?

Educação: Prioridade Estratégica

Domingos Ketelbey: No final de 2028, quando entregar o cargo e aí não vai ter como mais ser reeleito para um outro mandato, já foi reeleito, o que que vai ficar? O que que se espera entregar nesses próximos dois anos que talvez ainda não tenha feito ou o que não fez e que vai fazer?

Marden Jr: Olha, nós deixamos primeiro ponto, educação foi minha prioridade, hoje nós temos educação muito sólida, as melhores alfabetizações do estado de Goiás é a nossa, os melhores índices, nós temos uma publicidade muito significativa, hoje nós temos os maiores salários, os professores são nossos, tem bolsa amestrado nos nossos profissionais, invisto incessantemente na formação profissional dos nossos servidores, dou oportunidade a eles de se prepararem, então a gente criou uma capacitação contínua dos nossos colaboradores e tudo isso dentro da educação, por exemplo, hoje a educação faltam seis escolas das 44 unidades para poder determinar as ampliações, a reforma e deixar elas todos no padrão de excelência que nós desejamos, de 44 faltam seis, ou seja, a gente avançou muito, foram 38 unidades feitas ampliadas, somente durante o nosso mandato, mesmo com pandemia, durante o primeiro mandato, nós tivemos praticamente 6 mil vagas a mais nas escolas municipais, fazendo uns investimentos adequados, jogamos escolas no chão, construímos outras, fazendo esse investimento, na área da saúde,...

Saúde: Independência e Qualidade

Marden Jr: Nosso objetivo é que ela se torne independente, a nossa saúde em Trindade, claro, em parceria com o governo do estado, mas com as unidades que existem lá, o ETRIN, que presta a terminar uma eternidade, esse ano, começo do ano que vem, termina a maternidade, nós temos o hospital, nós temos as unidades básicas de saúde, nós temos também a UPA, então nós temos dois centros de medicina avançada que contemplam as especialidades médicas, com quase 40 especialidades médicas em cada, nós temos duas casas de autistas, uma na região leste e outra na região central, que nós temos duas regiões distintas de Trindade, uma mais próxima de Goiânia, região leste e a região central, onde acontece a Romaria ali, então nós temos, o nosso objetivo ao final é deixar, terminar, deixar a saúde independente da capital, independente de ferramentas externas da cidade, pelo contrário, hoje nós temos regional do bombeiro, regional da polícia civil, regional da polícia militar em Trindade, com certeza, então vai ser uma regional da saúde também nos próximos anos.

Infraestrutura: O Grande Investimento

Marden Jr: Quando se trata de infraestrutura, talvez seja o grande passo a ser dado na cidade nesses próximos anos, por quê? Nós temos a malasfótica antiga, nós estamos reestruturando, recapiando, toda ela, fazendo todo esse trabalho, nós estamos gastando uns dois anos para finalizar a cidade toda, de forma recapiada, urbanizando as ilhas, as praças e criando as equipes também de manutenção, porque se fazer uma praça, até que não é difícil, o difícil é manter ela organizada, ela intacta, porque tem a ver com a cultura das pessoas, de não estragar, mas tem a ver também com o potencial que nós temos de manter as nossas atividades ali, criamos nesse sentido um programa, o Avanço a Trindade, onde a gente vem contemplando as obras dentro do município, nós temos canalização do Corpo Barro Preto, uma grande obra, são mais de 100 milhões de reais em investimentos nessa perspectiva, tanto de dinheiro direto dos cofre público, como também voltados para o financiamento na infraestrutura do nosso município, então esse talvez seja um grande legado que nós vamos entregar também de infraestrutura, nós já fazemos algumas obras importantíssimas e vamos já, estamos prontos para fazer outra, com os projetos prontos, viabilizado financeiramente, para a gente poder executar, já continuar executando.

Tecnologia e Inovação: Gestão Moderna

Marden Jr: E na parte tecnológica, hoje nós somos um dos municípios, se você pega a proporcional quantidade de habitantes que nós temos, com o menor número de colaboradores, o nosso índice de folha é um dos menores do estado, por que também isso nos dá a condição? Pelo investimento na tecnologia, na inovação, nas ferramentas utilizadas para relacionar com a sociedade, a comunidade, o que a gente pode entregar para eles. Então, hoje nós temos a gestão sendo já feita nos próximos meses, a gente finaliza praticamente 100% da digital, os processos todo digitais. Nós fizemos as unificações de Vaptivupte estadual, com Vaptivupte Municipal, de forma integrada os trabalhos, a primeira unidade de Vaptivupte estadual, no mesmo prédio que acontece o municipal, juntas, a interidade, a modelagem que deu certo, só na região leste nós atendemos mais de mil pessoas por dia, e quanto não tinha, onde essas pessoas iam? Fico pensando hoje, talvez não procuravam nenhum serviço, então essa integralidade nos traz também a condição de economia.

Marden Jr: Nessa investi, investimos só no georeferenciamento da cidade, foram praticamente 10 milhões de reais, e nós temos um déficit de recadação em relação aos municípios compatíveis com Trindade. Então, hoje nosso orçamento, comparar com o Senador Caníaco, é a metade, com uma quantidade de habitantes similares. Então, a gente tem que se reinventar, investir, e ao final de 2028, poder ter uma cidade tecnológica e inovadora, mas que acima de tudo valorizou suas raízes, porque nós somos uma cidade histórica também.

Transporte Coletivo: Um Desafio Fiscal

Domingos Ketelbey: Perfeito, mas, me fala muitas coisas boas, lampejos, positivos para o futuro, mas Trindade hoje é uma das cidades que menos contribuem com o sub-sigilo transporte coletivo instituído desde 2022. Como é que está essa situação, a dívida hoje, qual é o tamanho dela, e já há tratativas para, eu sei que o senhor já fez uma proposta para o governo, mas como é que está isso? A disposição de poder regularizar tudo?

Marden Jr: Olha, não só fizemos propostas, como nós estamos executando, nós estamos pagando uma parceria de R$ 500 mil por mês, perante aos cofos públicos e relação com Trindade, é muito significativo, praticamente a metade do meu décimo que eu pago para a Câmara. Então, nós fizemos toda a economia possível para que pudéssemos ter essa contribuição.

Marden Jr: O que é importante se lembrar nesse contexto é que nós, o município de Trindade não fazia parte, nem nós, em Goiás, nesse contexto do transporte coletivo, na contribuição. Quando foi feito a distribuição, nós estávamos ali no ano eleitoral, nós não tínhamos, nós não poderíamos criar nenhuma ferramenta de arrecadação específica para criarmos um fundo específico para nos ajudar na cooperação. Então, no ano anterior, nós tivemos essa dificuldade, então foi nos colocado esse tempo também para que a gente pudesse nos organizar. Fizemos algumas legislações importantes, fizemos, nós temos hoje, em Trindade também, a projeção de algumas ferramentas, como por exemplo, para azul, tudo isso para contribuir com o transporte coletivo. Mas eu a defendo muito do transporte coletivo, acho que a gente evoluiu muito, acho que o governo estadual, o governador Caiado, foi o único que teve coragem de enfrentar, de assumir essa responsabilidade, mas eu defendo que o transporte coletivo, quem deveria financiar o transporte coletivo é o transporte unitário, porque o transporte coletivo nos traz para uma condição da forma que...

Domingos Ketelbey: O motorista que tem um carro de passeio...

Marden Jr: O IPVA, ali dentro do IPVA, nós deveríamos ter uma taxa que fosse voltada por o transporte coletivo. Porque você tem que incentivar as pessoas a andarem de onde? Sim, hoje nós já estamos começando a ter essa condição dos ônibus de qualidade, de climatizados, informatizados, então nós vamos chegar num momento em que vai valer muito mais a pena andar de transporte coletivo.

Domingos Ketelbey: Você acreditaria nisso? A população pode deixar o carro em casa para andar de ônibus? O pai de família ali que tem uma criança para buscar na escola?

Marden Jr: Não só acredito como deve ser o objetivo. Acho que uma cidade que tem a condição de pensar de forma integral, região metropolitana, cidade Goiânia, estado Goiás, se a gente tiver uma continuidade dessa modelagem dos investimentos que estão acontecendo, vai ser natural esse processo de transformação. O que precisa? Transporte é eficiente. Mesmo que existam ainda dificuldades, a gente não pode dizer que não melhorou. Melhorou. O transporte público vem melhorando. Isso se a gente pesquisa, fazer a pesquisa, a gente vai ver isso. Sem falar na economia que hoje ainda é, porque longe você transitar entre relação ao seu carro e o transporte coletivo. Acredito e o objetivo deve ser esse. O transporte coletivo ser atrativo ao ponto das pessoas escolherem andar de transporte coletivo e não no seu carro unitário.

Ronaldo Caiado e o Futuro Político

Domingos Ketelbey: Como é que serviu o voo presidencial do governador Ronaldo Caiado? Ele é do seu partido, não é o Brasil, que formalizou uma federação com o PP e tem dificuldades de formalizar essa candidatura dentro do próprio partido. Como é que serve isso?...

Marden Jr: Acho que são dois contextos. Você foi avaliar o nosso governador, na pessoa que ele é, no gestor que ele mostrou que ele é, na experiência que ele tem e na credibilidade que ele tem, não tem um nome melhor. Não existe.

Marden Jr: O Brasil tinha que experimentar alguém com autoridade, que tem o nosso governador Ronaldo Caiado, e com a habilidade que ele demonstrou dentro da executiva que o nosso estado de Goiás. Ah, o estado de Goiás tem a proporção pequena de eleitores.

Marden Jr: Ok, isso a gente não pode negar que realmente existe. Porém, o testemunho que ele tem para entregar para o Brasil é justamente a necessidade que o Brasil se enfrenta. Então, o testemunho que ele tem aqui, de políticas públicas feitas, no aspecto social, no aspecto da segurança pública, da educação, eles são fundamentais no embate que nós vamos ter de necessidade, que a comunidade brasileira quer. Quando você sai do estado de Goiás, vai para outros estados, as preocupações da comunidade, do povo, a segurança é em todo momento. Você entra no Uber, você entra num táxi, sai do aeroporto, vai para alguma coisa, você está lá, as pessoas, nossa, o estado de Goiás é seguro. E aqui, como é que está? Não, aqui não tem como não. Aqui está difícil, as pessoas sentem isso. Então, o que ele tem de testemunho, não é só discurso, de testemunho para entregar, na minha opinião, é compatível com a necessidade do povo brasileiro que tem hoje. E Goiás se tornou uma ilha perante esse oceano que nós temos e a gente tem acompanhado na última semana o que aconteceu no Rio de Janeiro, por exemplo.

Domingos Ketelbey: Daí, a se viabilizar é outra história, outro contexto.

Marden Jr: Aí é uma coisa que nós temos que torcer muito para que aconteça. As forças que todo mundo tiver dentro do grupo, nós temos que cooperar para que isso aconteça, para que ele possa viabilizar a sua candidatura dentro da União Progressista, que é a federação que está aí sendo consolidada.

Precandidaturas Estaduais: Cristiano Galindo e Daniel Vilela

Domingos Ketelbey: Aí você já fala que precandidatura do Estado estadual Cristiano Galindo, presidência da República, ainda o governador Ronaldo Caiado, imagino que apoia. Mas você tem aí, precandidatura do Plato Federal, Senado 1, Senado 2 e o governador. Imagino que seja o Daniel, ou é outro nome.

Marden Jr: Não, com certeza. Acredito que o Goiás não é o Daniel que precisa. Goiás precisa da continuidade do modelo de gestão do Caiado.

Marden Jr: Trindade experimentou a continuidade do modelo de gestão e deu certo.

Marden Jr: Aparecida, experimentou a continuidade do modelo de gestão, Maguito, Gustavo, deu certo.

Marden Jr: Agora, quando você pega um Daniel Vilela, com as escolas que ele teve, dentro de casa Maguito Vilela, nos maiores estadistas que já existiu no Estado Goiás, ao seu lado, Iris Rezende, com toda credibilidade e gestão que sempre teve, personalidade, decisão de mudança quando era necessário. E agora, um testemunho ao lado do governador Caiado.

Marden Jr: Um aluno que tem três professores desse quilate, com essas três experiências, tem chance de dar errado? Não tem.

Marden Jr: Ele tem as três experiências, estão ali ao lado dele, ele tem tudo para dar certo e vai dar certo porque ele tem compromisso com as políticas públicas implantadas que deram certo. E ele tem o papel de fazer... Eu tenho uma entidade, eu coloquei isso muito em prática com a nossa própria equipe. Olha, gente, o que está dando certo pode melhorar ainda mais. Nada é tão bom que não possa ser melhorado. E nem um erro que não possa ser reparado. Tem que ser assim, ativo e próximo.

Dona Gracinha e o Municipalismo

Marden Jr: Dona Gracinha, por tudo que ela representa para nós, municipalista, presente. Eu costumo dizer que a dona Gracinha, até na ausência física dela, você percebe a presença dela nas pessoas, no cuidado, no zelo, então nos programas sociais, uma política pública social feita em parceria com os municípios de forma municipalista. Quem entrega os benefícios do governo do Estado? As prefeituras, os vereadores, é quem vive com a comunidade. Ela vai ali, partilha com todos. Então isso nos trouxe também muitas vantagens desse sentido. É um governo com as políticas municipalistas. Então dona Gracinha tem tido um zelo muito grande, é o primeiro nome, com certeza, de apoio nosso. E das pessoas que eu vejo aí, que também vem disputando, que vem buscando essa segunda vaga que já conversaram comigo. Eu vejo o senador Van Der Leyen e o Gustavo no mesmo partido. A hora que eles decidirem, nós vamos estar aí para andar com o grupo, vai andar com os dois. Nós temos que andar no grupo. E um bom bispo, Daniel.

Marden Jr: Olha, acredito, talvez seria muito ingênuo da minha parte falar um nome em si, mas o governador Caiado tem autonomia total para poder decidir quem ele encaixe no perfil que ele aqui agrade também o povo goiano, que é que possa dar essa continuidade, tem esse compromisso de continuidade das políticas públicas. Mas se eu pudesse gerar uma característica, eu acho que poderíamos, o governador, com todo o seu potencial, com certeza vão ter muitas peças que ele possa escolher, muita gente que ele possa escolher, mas quem sabe, não seja, um perfil municipalista que conheça as cidades, lá na ponta, a gestão das cidades, alguém que pudesse trazer esse municipalismo que o governo dele produziu para esse cenário. Tem vários ex-prefeitos, prefeitos, que viveram a dificuldade de adiar de uma cidade que pode somar muito para essa chapa.

Fé e Devoção: O Romeiro do Divino Pai Eterno

Domingos Ketelbey: Prefeito, nós estamos chegando aqui no nosso fim, desse Domingos Conversa. Poderíamos conversar aqui mais um tempinho, mas a gente está o tempo está estourando. Sr. Prefeito da capital da fé, você era um homem de fé, frequenta a igreja, frequenta final de semana ali regularmente?

Marden Jr: Olha, sou devoto do Divino Pai Eterno, sou romeiro do Divino Pai Eterno, estou prefeito, mas sou romeiro, eu costumo dizer isso. Então, minha vida toda foi feita ali, fui folião, direi em folia, tive toda a minha vida plantada ali, realmente, rezando o terço, indo às missas, fui militante religioso também, servi a igreja por um tempo, depois que eu não consegui manter os dias certinho, mas tenho a minha vida ligada à igreja católica, é um prazer poder servir a cidade na capital da fé, e de fato, vivenciando a fé de milhares de pessoas, milhões de pessoas saindo de suas casas para a Romaria de professar a sua fé, e eu sou um desses romeiros.

Domingos Ketelbey: Muito obrigado pela participação aqui no nosso podcast, um Domingos Conversa, seja sempre bem-vindo.

Marden Jr: Eu quero agradecer, Domingos, pode contar sempre conosco, estarei sempre à disposição, para que a gente possa levar informação para as pessoas, através desse bate-papo aqui de amigos, sem dúvida nenhuma, é o que o povo espera de nós. Nós temos estar à disposição da comunidade, e estar aqui à sua disposição nesse momento, Domingos Conversa sempre vai estar com as portas abertas, deixa aqui o convite para o dia que tiver um tempinho, vai lá na Prefeitura tomar um café conosco, para a gente poder ter um Domingos Conversa lá também...

Domingos Ketelbey: Claro, será um prazer. Esse foi o Domingos Conversa, podcast sempre às Segundas Feiras, às 21h30 aqui na TV Capital, e na sequência nos principais tocadores de streaming. Até a próxima, muito obrigado pela audiência e pela participação.

CRÉDITOS

Apresentação e roteiro: Domingos Ketelbey

Edição, mixagem e design gráfico: Lucas Coqueiro

Styling: Tainara Maia

Foto: Prefeitura de Trindade

Trilha sonora original: Steven F Allen

Image

Domingos Ketelbey

É repórter, colunista e apresentador. Conecta os bastidores do poder, cultura e cotidiano na cobertura jornalística

Continue a leitura

Foto: Prefeitura de Trindade