“Venerando era simples; Pedro Ludovico, midiático”, diz responsável por exposição sobre 1º prefeito de Goiânia
Mostra na Estação Ferroviária resgata a trajetória do primeiro prefeito da capital e revela contrastes com o fundador da cidade
29 de outubro de 2025 às 22:18
·
Cultura
Em tempos de marketing político e superexposição, o primeiro prefeito de Goiânia, Venerando de Freitas Borges, seria um caso raro: um gestor avesso ao espetáculo. “Venerando nunca posou no cavalo, no alto da Serrinha, olhando por cima igual o Pedro Ludovico”, compara ao Blog do DK, o jornalista e curador Iúri Rincon Godinho, que assina a exposição inaugurada na antiga Estação Ferroviária. “Pedro Ludovico era, numa linguagem de hoje, mais midiático. Tinha o Câmara Filho, primeiro publicitário moderno de Goiás, que cuidava da imagem dele. O Venerando não tinha nada disso.”
A mostra reúne mais de 200 peças históricas e se propõe a dar a Venerando o protagonismo que a história lhe negou. “Ele foi o primeiro prefeito de Goiânia, assumiu em 1935, há 90 anos. Depois voltou eleito em 1950, o diploma dessa eleição, o primeiro da cidade, está aqui. Antes disso, não existia diploma, porque o prefeito era escolhido, não eleito”, explica Iúri. “Depois, ele ainda foi deputado estadual, conselheiro do Tribunal de Contas e formulou a política industrial de Goiás quando era superintendente da Fieg. É um personagem muito robusto.”
O curador conta que o convite de Pedro Ludovico ao jovem professor do Liceu veio de surpresa. “Quando o Pedro o chama para o Palácio, ele pensa: o que foi que eu fiz de errado? Ele achou que ia ser preso. O mais poderoso do Estado chamando ele! Aí tem um depoimento dele muito bonito: a primeira coisa que lembro é do sapato bicolor do Pedro Ludovico, um símbolo do poder da época. E mesmo assim, aceitou o cargo, mas avisou: aceito, mas não aceito o cabresto.”
Os detalhes de sua simplicidade se revelam em cada canto da exposição. “No dia da posse, o Venerando era o único com o blazer de uma cor e a calça de outra. Achei que fosse por gosto, mas o neto me contou: ele não tinha dinheiro para comprar o terno completo. Comprou o que dava”, relata Iúri. “Era esse homem simples, que acompanhava os padres nas desobrigas pelo interior, ajudava em batizados e casamentos. Um homem de estrada e de fé.”
A exposição “Venerando de Freitas Borges – O Primeiro Prefeito de Goiânia” fica aberta à visitação gratuita até 28 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Estação Ferroviária. O projeto é realizado com recursos do Programa Goyazes, da Secretaria de Estado da Cultura, e patrocínio da Art Lens, com apoio da Academia Goiana de Letras e da União Brasileira de Escritores – Seção Goiás.

Domingos Ketelbey
É repórter, colunista e apresentador. Conecta os bastidores do poder, cultura e cotidiano na cobertura jornalística
Continue a leitura





