Tarifa zero no transporte coletivo volta ao centro do debate em Goiânia em audiência pública
Câmara leva tarifa zero ao centro do debate sobre mobilidade e desigualdades em Goiânia
19 de novembro de 2025 às 12:20
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Política
A Câmara Municipal de Goiânia volta a colocar o transporte coletivo no olho do furacão político nesta quarta-feira, 19 de novembro, com a audiência pública “Tarifa Zero: uma demanda popular”. O encontro, marcado para as 19h no Auditório Carlos Eurico, pretende medir a temperatura de uma pauta que há anos ronda o discurso eleitoral, mas que agora ganha fôlego entre movimentos sociais, entidades estudantis e parte do próprio Legislativo.
A aposta dos organizadores é transformar o que sempre foi visto como utopia ou bandeira de campanha em debate concreto de política pública. O vereador Fabrício Rosa (PT), um dos articuladores da audiência, diz que a proposta precisa deixar o campo do desejo para entrar na arena da disputa orçamentária. “O transporte público é um direito, não um privilégio. A tarifa zero é um investimento social que beneficia trabalhadores, estudantes e a economia da cidade como um todo, ao facilitar o deslocamento e incentivar o uso do transporte coletivo. Esta audiência é o primeiro passo para ouvirmos a sociedade e construirmos coletivamente essa política”, afirma.
A mesa será formada por vozes que representam diferentes ângulos do tema. Além de Fabrício, participam o deputado estadual Mauro Rubem (PT), o vice-presidente da União Estadual dos Estudantes, Felipe Thomaz Ribeiro de Andrade, o presidente do Sindcoletivo, Carlos Alberto Luiz dos Santos, e o professor titular da UFG, Francisco Mata Machado Tavares. A presença conjunta de parlamentares, sindicatos e academia mostra que o debate tenta sair do gueto militante e disputar terreno na institucionalidade.
Para defensores da tarifa zero, o transporte gratuito seria capaz de redefinir a mobilidade urbana na capital, aproximando Goiânia de cidades que já adotaram o modelo em escala parcial ou total. Eles afirmam que a gratuidade reduziria desigualdades, ampliaria o acesso ao emprego e enfrentaria o uso crescente do carro individual, que sufoca as avenidas e compromete a qualidade do ar.

Domingos Ketelbey
É repórter, colunista e apresentador. Conecta os bastidores do poder, cultura e cotidiano na cobertura jornalística
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