“A gastronomia de Goiânia está à frente de grandes capitais”, destaca vice-presidente do Correio Braziliense
André Lamounier elogia qualidade e inovação dos restaurantes e botecos da capital, que recebe o Encontro Gastrô e o Festival Botecar pela primeira vez
22 de outubro de 2025 às 17:00
·
Política
Goiânia pode até não ter mar, mas tem algo que as grandes capitais invejam: uma cena gastronômica vibrante, criativa e, segundo o vice-presidente do Correio Braziliense, André Lamounier, “muito à frente de Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro”. O elogio foi feito em entrevista exclusiva ao Blog Domingos Ketelbey, durante na manhã desta quarta-feira (22) após o lançamento do Prêmio BRB de Gastronomia – Encontro Gastrô Goiânia 2025 e do Festival Botecar, dois eventos que prometem projetar nacionalmente os sabores da capital.
“Ficamos impressionados com a riqueza da gastronomia de Goiânia. Não me ouçam os brasilienses, mineiros e cariocas, mas acho que hoje a gastronomia goiana está muito à frente da dessas outras capitais, em qualidade, inovação e também nos estabelecimentos. As casas que Goiânia tem são impressionantes, é uma riqueza notável. E digo mais: o brasileiro não conhece isso. Nosso papel, como veículo, é divulgar e mostrar para o país a fortaleza da gastronomia dessa cidade”, afirmou Lamounier.
‘O Oscar da gastronomia goiana’
De acordo com o executivo, o Encontro Gastrô Goiânia será uma vitrine do talento dos profissionais e da diversidade culinária local. A votação popular já está aberta no site encontrogastrogoyania.com.br e segue até 10 de novembro. Os vencedores serão anunciados em 17 de novembro, em evento no Castros Hotel, que Lamounier define como “o Oscar da gastronomia goiana”.
“É uma iniciativa que visa valorizar e enaltecer os profissionais que fazem da gastronomia de Goiânia, se não a melhor do Brasil, certamente uma das melhores. Além dos estabelecimentos, também vamos eleger o chef, o maître e o sommelier do ano”, explicou.
Após o evento, será lançada uma revista especial com os vencedores e destaques de cada categoria. O material terá distribuição nas bancas, restaurantes e hotéis de Goiânia, além de chegar a Brasília, ampliando a visibilidade da gastronomia goiana para novos públicos.
Botecar: a vez dos bares
Lamounier também destacou a importância do Festival Botecar, que será realizado entre 18 de novembro e 19 de dezembro, com a participação de 40 bares selecionados pela curadoria do evento. “Goiânia não tem praia, mas tem muito boteco bom”, brincou o jornalista Domingos Ketelbey durante a conversa. “Tem muito boteco bom”, confirmou Lamounier.
“O Botecar é um festival de comida de bar, com foco total na experiência do cliente. A seleção dos participantes leva em conta quatro critérios: atendimento, higiene, ambiente e qualidade do prato. Cada bar cria um prato exclusivo para o festival, e o público poderá visitar, experimentar e votar”, detalhou.
Com a chegada simultânea dos dois eventos, Goiânia se consolida como uma das referências gastronômicas do Centro-Oeste. Para Lamounier, o reconhecimento vai muito além de prêmios. “O que acontece aqui é autêntico. Goiânia tem uma gastronomia com alma, que combina acolhimento e sabor. O resto do Brasil precisa conhecer isso.”

Domingos Ketelbey
É repórter, colunista e apresentador. Conecta os bastidores do poder, cultura e cotidiano na cobertura jornalística
Continue a leitura





