Decisão estará entre Valério e Edward (Foto: Divulgação)

Decisão estará entre Valério e Edward (Foto: Divulgação)

Decisão estará entre Valério e Edward (Foto: Divulgação)

Decisão estará entre Valério e Edward (Foto: Divulgação)

No aniversário do PT, Salvador vai virar o palco da decisão para Goiás. Entre Valério e Edward

No aniversário do PT, Salvador vai virar o palco da decisão para Goiás. Entre Valério e Edward

De acordo com presidente do PT, Adriana Accorsi decisão deve sair até sábado (7)

5 de fevereiro de 2026 às 18:05

·

Política

O encontro nacional do PT em Salvador, que marca os 46 anos do partido, vai além da celebração. Para Goiás, pode se transformar no palco da decisão. Em entrevista ao Blog do DK, a presidente estadual da legenda, Adriana Accorsi, afirmou que a disputa interna para definir o nome do partido ao governo em 2026 deixou de ser uma lista extensa de pré-candidatos e passou a ser uma escolha objetiva entre Edward Madureira e Valério Luiz.

A definição, segundo ela, deve ocorrer até sábado, após conversa direta com o presidente nacional do PT, Edinho Silva, durante a reunião de dirigentes estaduais que antecede o ato político com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Trapiche Barnabé.

“Na reunião da executiva, dois pré-candidatos se mantiveram, mas manifestaram apoio ao Edward. Então está mais ou menos afunilado entre Edward e o Valério”, afirmou. Questionada se a escolha sairá entre os dois, foi direta: “Sim. Um dos dois”.

O funil foi construído dentro do diretório

A redução da lista ocorreu na executiva estadual. O ex-deputado estadual Luiz César Bueno e o ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Goiás, Cláudio Curado, retiraram seus nomes e declararam apoio a Edward.

O movimento alterou o peso da disputa interna e agora chega à avaliação da direção nacional.

“Vai ser objeto de conversa ainda hoje. O presidente Edinho vai falar com cada presidente dos estados juntamente com o grupo de trabalho eleitoral”, explicou Adriana.

A decisão passa pelo crivo nacional

Segundo a dirigente, a escolha não será apenas um ato do diretório goiano. Ela será analisada sob a ótica da viabilidade eleitoral, da composição de chapa e do alinhamento com o campo progressista. “A gente espera sim que até sábado a gente anuncie também o nosso candidato a governador de Goiás”, reforçou.

Depois do nome, começa a montagem da chapa

Definido o nome entre Edward e Valério, o PT já sabe qual será o movimento seguinte. “Daí passa o seguinte: dialogar com os partidos da frente progressista, que a gente já está conversando desde o ano passado, para que apresentem nomes para a chapa. A gente vai montar a chapa com eles.” Adriana citou PC do B, PV, PSOL, Rede e Cidadania como legendas já na mesa de diálogo. O PSB, segundo ela, ainda não fechou posição no estado, apesar do alinhamento nacional com Lula.

“A gente continua dialogando. Aguardamos a filiação da vereadora Aava Santiago para conversar novamente. A gente espera poder caminhar junto.” O que antes era uma relação de possibilidades agora é uma decisão binária. Até sábado, o PT de Goiás deve sair de Salvador não com uma lista, mas com um nome definido.

Image
Image

Domingos Ketelbey

É repórter, colunista e apresentador. Conecta os bastidores do poder, cultura e cotidiano na cobertura jornalística

Continue a leitura

NovaMed