Simone Ribeiro, prefeita de Formosa ao lado de Zé Mário (Foto: Divulgação)

Simone Ribeiro, prefeita de Formosa ao lado de Zé Mário (Foto: Divulgação)

Simone Ribeiro, prefeita de Formosa ao lado de Zé Mário (Foto: Divulgação)

Simone Ribeiro, prefeita de Formosa ao lado de Zé Mário (Foto: Divulgação)

Na busca pela vice, Zé Mário tira prefeitos do PL e leva grupo ao União Brasil

Na busca pela vice, Zé Mário tira prefeitos do PL e leva grupo ao União Brasil

Movimento além de mostrar força do produtor rural, expõe fragilidade do PL no Entorno às vésperas de 2026

2 de dezembro de 2025 às 18:12

·

Política

Prefeitos eleitos pelo PL nas eleições de 2024 continuam a aderir à base caiadista às vésperas de 2026. Recentemente, três gestores de cidades estratégicas do Entorno deixaram o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro para se filiarem ao União Brasil. O desembarque teve as digitais e a orientação de José Mário Schreiner, presidente da Faeg, em uma articulação que consolida o líder ruralista como potencial vice na chapa do vice-governador Daniel Vilela.

A migração atinge em cheio o PL, que tenta viabilizar a candidatura do senador Wilder Morais ao governo. Ao mesmo tempo, fortalece o grupo governista em uma das regiões de maior peso eleitoral e que costuma definir rumos de disputas majoritárias.

A prefeita de Formosa, Simone Ribeiro, reconhece o papel de Zé Mário no movimento. Disse que o dirigente foi a ponte de aproximação entre ela e o governador Ronaldo Caiado e destacou que ele tem serviço prestado e sensibilidade para as demandas do Estado.

Jacó Rotta, de Cabeceiras, afirma que a decisão de aderir ao União Brasil seguiu orientação direta do líder da Faeg. Segundo ele, a mudança teve incentivo e apoio total de José Mário.

Em Cristalina, Luís Otávio transformou o gesto em discurso político. Declarou que segue a orientação de seu padrinho e resumiu o novo alinhamento em uma fórmula que já ecoa entre prefeitos próximos ao ruralista: “É Daniel Vilela e Zé Mário”. Acrescentou que Cristalina quer fazer parte do Goiás que dá certo e que seu apoio é incondicional ao presidente da Faeg.

O Blog Domingos Ketelbey tem mostrado que outras lideranças da base caiadista tem declarado apoio ao nome de Zé Mário: em setembro, o líder da base do governo Caiado na Assembleia Legislativa, Talles Barreto (UB) declarou apoio público ao produtor rural. “Quero pedir uma salva de palmas ao nosso próximo vice-governador, se Deus quiser, Zé Mário”, disse o parlamentar, em meio a aplausos em um evento na própria Faeg. Para ele, o dirigente da Faeg “faz diferença no segmento” e tem condições de representar o agronegócio na chapa de Daniel.

Recentemente, foi a vez de outro deputado Virmondes Cruvinel, declarar em entrevista ao editor do Blog do DK, Domingos Conversa, em seu podcast, preferência pelo produtor rural. Para Cruvinel, a chapa governista precisa de um nome com forte capilaridade no interior. Segundo ele, o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, representa esse perfil. “É alguém que dialoga com todos os municípios, com força nas entidades e peso político real. Um vice do agro fortalece o projeto”, afirmou.

Image

Domingos Ketelbey

É repórter, colunista e apresentador. Conecta os bastidores do poder, cultura e cotidiano na cobertura jornalística

Continue a leitura

Momento da prisão do policial militar de Goiás suspeito de comprar recem-nascidos em Marajó (Vídeo: PC Pará)