Mabel promete edital para concessão de parques de Goiânia ainda em 2025
Prefeito antecipa cronograma e diz que iniciativa privada assumirá manutenção ainda este ano
2 de setembro de 2025 às 11:30
·
Política
O prefeito Sandro Mabel (UB) destacou nesta segunda-feira (1º) que o edital de chamamento público para empresas interessadas em assumirem a gestão dos parques públicos de Goiânia será publicado ainda em 2025. A declaração foi feita ao editor deste blog, Domingos Ketelbey, no evento que lançou as obras de drenagem no Parque Flamboyant, no Jardim Goiás.
Mabel explicou que o modelo prevê contrapartidas para evitar concentração apenas em áreas mais nobres da capital. “Quem pega um parque bacana desse, Flamboyant, ele também tem que cuidar de um outro parque que possa estar numa outra região que não seja tão atrativo. É por aí que nós estamos fazendo”, afirmou.
Na avaliação do prefeito, a concessão gera vantagens para todos. “A prefeitura gasta menos, pode usar recursos em outras áreas. A pessoa que vai assumir o parque consegue fazer propaganda, gestão melhor. E o usuário é o que mais vai ganhar, porque terá o parque sempre arrumadinho o ano todo”, disse.
A proposta já vinha sendo estudada pela Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias. Técnicos da pasta ressaltam que não se trata de privatização, mas de concessão: os parques continuarão públicos e gratuitos, enquanto a iniciativa privada poderá explorar atividades comerciais e eventos para garantir retorno financeiro.
O discurso de Mabel mira experiências de fora, como o Ibirapuera, em São Paulo. Mas em Goiânia, o teste começa logo: até o fim do ano, a prefeitura quer saber se haverá interessados em bancar a promessa de, como o próprio diz, “parques arrumadinhos o ano todo” em troca de publicidade e vitrine empresarial.
Domingos Ketelbey
É repórter, colunista e apresentador. Conecta os bastidores do poder, cultura e cotidiano na cobertura jornalística
Continue a leitura
