Reunião expõe a movimentação do ex-senador para entrar na chapa emedebista
2 de dezembro de 2025 às 12:36
·
Política
O ex-senador Luiz do Carmo (Podemos) segue acelerando sua tentativa de compor a chapa de Daniel Vilela em 2026. Na manhã desta terça-feira (2), ele se reuniu com o ex-prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, e com o deputado estadual Lucas do Vale, ambos do MDB. Oficialmente, o encontro foi tratado como visita de cortesia. Na prática, teve outro objetivo: buscar apoio do grupo do sudoeste para viabilizar seu nome como vice.
A articulação confirma o que Luiz do Carmo já havia dito a este jornalista na semana passada. Ele afirmou que não trabalha com nenhum outro plano para o próximo ano além de ocupar a vice emedebista. Paulo do Vale é uma das principais lideranças regionais do Estado. Sua opinião pesa no MDB e entre produtores rurais, além de influenciar grupos que Daniel pretende manter por perto na construção da chapa.
Em 2026, deve trabalhar numa candidatura a deputado federal, mas também já quis ser vice do mesmo Daniel Vilela. O ex-prefeito não fechou posição, mas sinalizou que deve apoiar o ex-senador.
A movimentação do ex-senador ocorre num cenário em que a base emedebista ainda não resolveu a composição da majoritária. Outros dois nomes também trabalham nos bastidores: Adriano Rocha Lima, primo do governador Ronaldo Caiado e secretario de Governo. Trata-se de um nome técnico mas que tem ganhado protagonismo na gestão.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (Faeg), José Mário Schreiner, é outro que sonha com o posto. Tem como trunfo o setor produtivo agropecuário que simpáticos ao bolsonarismo, podem apoiar o senador Wilder Morais (PL) na disputa ao Palácio. Um acordo o colocando como vice, em tese, garantiria os votos desse nicho sob a égide de Daniel Vilela.

Domingos Ketelbey
É repórter, colunista e apresentador. Conecta os bastidores do poder, cultura e cotidiano na cobertura jornalística
Continue a leitura






