Deputado caiadista pede “desconfiômetro” de ministros do UB no governo Lula
José Nelto que já foi vice-líder do governo Lula cobra posição de ministros
21 de agosto de 2025 às 23:02
·
Política
O deputado José Nelto (União Brasil) resolveu verbalizar ao jornalista Domingos Ketelbey o incômodo que atravessa a ala goiana do partido, alinhada ao governador Ronaldo Caiado. Para ele, os ministros ligados ao União Brasil que ainda permanecem no governo Lula deveriam ter “desconfiômetro”.
“O partido tem pré-candidatura à Presidência da República e indicou oposição ao governo Lula. Eles precisam ter desconfiômetro. Não dá para agradar a dois amos”, disse ao colunista do portal Mais Goiás e autor deste blog.
A fala escancara a contradição que marcou a convenção em Brasília. De um lado, discursos inflamados contra o PT e até acenos tímidos à candidatura de Caiado em 2026. Do outro, a manutenção de três ministérios na Esplanada, incluindo o do Turismo, ocupado por Celso Sabino, que não dá sinais de que pretende devolver a chave do gabinete.
Nelto até minimizou o papel do partido na distribuição de cargos, ao lembrar que duas pastas estão sob a cota de Davi Alcolumbre e outra na de Arthur Lira. Ainda assim, deixou claro que a imagem do União Brasil fica cada vez mais desgastada com a dubiedade. “São eles que têm de pedir para sair. Ou do partido ou do governo”, afirmou.
A declaração não chega a provocar um terremoto interno, mas reforça o constrangimento público que Caiado tem tentado explorar. O governador esboçou, no discurso feito durante o evento que formalizou a federação União Brasil e Progressistas, que se cansa de responder à mesma pergunta: afinal, quando o União Brasil vai entregar os cargos?
Domingos Ketelbey
É repórter, colunista e apresentador. Conecta os bastidores do poder, cultura e cotidiano na cobertura jornalística
Continue a leitura
