Logística reversa pressiona empresas e entra na pauta da Acieg
·
Política
A Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) realizam nesta terça-feira (23), em Goiânia, uma edição do ABRE em Movimento. O encontro será na sede da entidade empresarial goiana, das 8h às 12h30, com foco em competitividade, consumo e sustentabilidade.
Goiás ocupa posição crucial na logística nacional e abriga cadeias industriais, comerciais e agroindustriais que dependem cada vez mais de embalagens eficientes, rastreáveis e adaptadas às exigências ambientais.
O tema da edição, “Competitividade e crescimento no novo cenário de consumo e sustentabilidade”, mira um ponto sensível para o setor produtivo. Embalagem deixou de ser apenas custo ou apresentação do produto. Passou a envolver inovação, adequação regulatória, reaproveitamento de materiais e resposta a um consumidor mais atento à origem e ao destino do que consome.
O evento reunirá fornecedores de matérias-primas, fabricantes de embalagens, marcas, startups, instituições de ensino e profissionais da área. A proposta é aproximar empresas regionais da agenda nacional do setor, com debates sobre tendências de mercado, desenvolvimento de soluções industriais e geração de negócios.
Para a ABRE, o projeto funciona como uma ponte entre a cadeia nacional de embalagens e os polos regionais. Depois de Recife, Goiânia recebe a iniciativa em um momento em que empresas precisam conciliar expansão, eficiência e adaptação às novas regras de sustentabilidade.
O presidente da Acieg, Rubens Fileti, afirma que a discussão chega em boa hora para o empresariado goiano. “Goiás está numa localização estratégica para operações logísticas no Brasil e tem forte presença de segmentos que precisam do uso de embalagens cada vez mais de forma inteligente, eficaz e moderna”, disse.
Fileti também citou o impacto das novas exigências legais sobre o setor. “É primordial que as empresas se adequem às exigências legais, inclusive por conta da implementação do Sistema Recicla Goiás com a Logística Reversa em 2026”, afirmou.

Domingos Ketelbey
É repórter, colunista e apresentador. Conecta os bastidores do poder, cultura e cotidiano na cobertura jornalística
Continue a leitura









