Renato Rick antecipa bastidores da segurança pública em Goiás, comenta a relação com o governo estadual e avalia os impactos políticos para 2026
4 de janeiro de 2026 às 16:28
·
A segurança pública se consolidou como uma das principais marcas do governo de Goiás e deve voltar ao centro do debate político nas eleições de 2026. É a partir desse pano de fundo que o próximo episódio do Domingos Conversa recebe o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Goiás, Renato Rick. O podcast vai ao ar na próxima segunda-feira (5), às 21h30 na TV Capital e nas plataformas de streaming do jornalista Domingos Ketelbey.
Na entrevista, Renato Rick analisa os avanços nos indicadores oficiais de criminalidade, reconhece a melhora na percepção de segurança no estado, mas chama atenção para os bastidores da política de segurança pública e para as condições de trabalho da Polícia Civil. De acordo com ele, os resultados apresentados pelo governo não se sustentam sem investimento contínuo na base da corporação.
“O material humano da Polícia Civil é altamente qualificado, mas enfrenta limitações que não aparecem nas estatísticas”, afirma Rick em um dos trechos da conversa.
O dirigente sindical também aborda a relação da categoria com a gestão do governador Ronaldo Caiado, classificada por ele como desgastada após o recuo de negociações envolvendo a reestruturação da carreira dos policiais civis. Na entrevista, Renato detalha quando ocorreu a ruptura institucional e como esse episódio impactou o diálogo entre governo e categoria.
Outro ponto central do episódio é a transformação do perfil da criminalidade em Goiás, com o avanço de fraudes e golpes digitais. Para o presidente do sindicato, o crime “não deixou de existir, apenas mudou de forma”, o que exige reforço na investigação e recomposição de efetivo para que os bons índices sejam mantidos. A conversa avança ainda para o cenário político de 2026, com uma análise sobre como a segurança pública deixou de ser apenas política de Estado e passou a funcionar como capital político no debate eleitoral.
Domingos Ketelbey
É repórter, colunista e apresentador. Conecta os bastidores do poder, cultura e cotidiano na cobertura jornalística
Continue a leitura








