Cidadania busca novo rumo com Cristovam Buarque em Goiânia
Partido tenta se reposicionar após rompimento com o PSDB e busca fôlego para disputar espaço em 2026
13 de agosto de 2025 às 00:11
·
Política
O Cidadania tenta reencontrar seu espaço no tabuleiro político e, de quebra, provar que ainda tem fôlego para 2026. A sigla realiza, nesta quinta-feira (14), o Congresso Municipal em Goiânia, sob o pomposo tema “Em defesa das instituições e da soberania nacional”. Na vitrine, o convidado de honra é o ex-ministro da Educação, ex-senador e ex-governador do Distrito Federal Cristovam Buarque.
A legenda que até pouco tempo estava numa aliança em federação junto ao PSDB, agora tenta se livrar da sombra tucana. Há no radar, conversas em Brasília que conectam o partido ao PSB e até ao PT, do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para a nova etapa de olho em 2026.
O encontro, marcado para as 19h no Auditório Francisco Gedda, na Assembleia Legislativa, reunirá também o presidente estadual, Iure Castro, e o municipal, Jones Matos. O roteiro oficial fala em debater estratégias para as eleições estaduais e nacionais de 2026, além de traçar um “reposicionamento político” depois do rompimento da federação com o PSDB, movimento que, para os dirigentes, é mais que burocrático: é tentativa de recuperar identidade própria em meio ao nanismo partidário.
Antes de subir ao palco, Cristovam Buarque fará escala no Crystal Plaza Hotel, às 16h, para atender a imprensa. Será a chance de medir o tom do ex-ministro, conhecido por sua intransigente defesa de valorização à educação brasileira e pela capacidade de dialogar com diferentes espectros políticos: um capital raro num cenário cada vez mais polarizado.
Domingos Ketelbey
É repórter, colunista e apresentador. Conecta os bastidores do poder, cultura e cotidiano na cobertura jornalística
Continue a leitura
