Alcides Ribeiro

Alcides Ribeiro, deputado federal (Foto: Divulgação)

Alcides Ribeiro

Alcides Ribeiro, deputado federal (Foto: Divulgação)

Alcides Ribeiro

Alcides Ribeiro, deputado federal (Foto: Divulgação)

Alcides Ribeiro

Alcides Ribeiro, deputado federal (Foto: Divulgação)

Alcides quer ficar no PL, mas lideranças defendem que deputado deixe o partido

Alcides quer ficar no PL, mas lideranças defendem que deputado deixe o partido

Apesar de reafirmar a permanência e a pré-candidatura pelo partido, deputado enfrenta resistência aberta de lideranças do PL em Goiás, que defendem uma saída negociada

7 de janeiro de 2026 às 14:24

·

Política

A política costuma ser mais clara quando abandona a diplomacia. É o caso do deputado federal professor Alcides Ribeiro, que reafirma publicamente sua permanência no Partido Liberal enquanto lideranças da própria legenda dizem, sem rodeios, que não têm interesse em mantê-lo nos quadros do partido e que seria melhor o parlamentar procurar buscar outra morada partidária para disputar as eleições deste ano.

O desencontro ficou explícito logo nos primeiros dias de 2026. De um lado, a assessoria do deputado divulgou release cravando sua continuidade no PL e a pré-candidatura à reeleição, embaladas por discurso de municipalismo, agenda social e presença territorial. Do outro, o vereador Oseias Varão afirmou ao jornalista Thyago Humberto, apresentador do programa Cenário Político, que a posição interna já está definida: no que depender da maioria das lideranças, Alcides não permanece no partido.

“No que depender de nós, o professor Alcides não permanece no PL. Há uma posição hoje muito clara, muito definida internamente dentro do partido, pela grande maioria das lideranças, ele não deve, no que depender de nós, ele não deve permanecer no PL”. Quanto ao “nós”, o vereador deu nome. “Gustavo Gayer, Fred Rodrigues, Coronel Uzeda, William Veloso, e o Major Araújo, Delegado Eduardo Prado”, destacou citando as principais lideranças da legenda.

A fala não veio isolada. O parlamentar enfrenta resistência de nomes centrais do PL goiano, que defendem uma saída negociada. Oseias Varão diz que uma expulsão não será pautada, mas em diálogo para que ele procure outra legenda. Em política, esse tipo de convite raramente é um gesto de cortesia.

Procurada, a assessoria do parlamentar sustenta a permanência no PL e diz que há boa relação entre Alcides e os mandatários da legenda: o senador Wilder Morais e o ex-deputado federal Valdemar Costa Neto, respectivos presidentes dos diretórios goiano e nacional da sigla.

O pano de fundo passa pela eleição municipal de 2024, quando Alcides liderou a disputa em Aparecida de Goiânia e sofreu uma virada ainda no primeiro turno, ampliada no segundo. Vieram investigações, acusações que ele nega e que seguem sob apuração, além de um afastamento temporário do próprio PL, anunciado como necessário para cuidar da defesa e preservar o partido. O retorno ocorreu de forma silenciosa.

Agora, a reafirmação da permanência tenta transformar a vontade individual em fato consumado. A assessoria do parlamentar até diz que há convites de outras legendas, mas que seu foco é a reeleição no PL, apesar da rejeição de alguns pares. Hoje, o que se vê é um deputado que quer ficar onde o partido prefere que ele não esteja.



Image
Image

Domingos Ketelbey

É repórter, colunista e apresentador. Conecta os bastidores do poder, cultura e cotidiano na cobertura jornalística

Continue a leitura

Alcides Ribeiro